Ano bíblico:   Estudo de hoje  -  Áudio   |  Lições:   Texto  -  Áudio     -  Vídeo     |  Meditações: Texto 

CONFIRMAÇÃO OU PREDESTINAÇÃO? - Romanos 11-13



Inserida no cristianismo, existe uma heresia sobre a predestinação, oriunda da época de Calvino. Segundo tal ensinamento, o homem já nasceria destinado ao Céu ou ao inferno, e não haveria nada que se pudesse fazer para mudar isso. Para defender esse ensino, usa-se, equivocadamente, Romanos 9:18. E os problemas aparecem por: 1) Tirar o texto do seu contexto; 2) Ignorar o que o autor está realmente querendo dizer; 3) Misturar um texto com outro. E esse foi o erro de Calvino.

Então, para entender esse assunto - dos ramos enxertados de Romanos 11 - é preciso ver onde começa (cáp. 9) e onde termina (cáp. 11) o assunto. O problema de Calvino foi que quando ele tentou fazer essa delimitação, ele misturou isso aí com o capítulo 8, que fala de outros assuntos. Leia mais...

No capítulo 9, Paulo muda de direção no texto. Ele discute o método para ser filho de Deus, argumentando que não basta ser da descendência de Abraão. Deus estabeleceu um meio para que as pessoas pudessem fazer parte do seu povo: a fé. Então, nesse contexto, o entendimento de Paulo é que os gentios não são aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer a Deus, mas aqueles que anteriormente rejeitaram a Deus. Porque, para o judeu, o entendimento era de que as nações tinham tido a chance de aceitar a Deus, mas como tinham rejeitado a Ele na Torre de Babel, então Deus tinha estabelecido o seu pacto com Abraão.

Mas a desobediência por parte de homens que não aceitaram anteriormente não significa que eles estão rejeitados para sempre. Pelo contrário, todos são objetos da misericórdia de Deus. Essa é a mensagem de Romanos 11.

Jerusalém, na época da pregação dos apóstolos (começo do livro de Atos), tinha perto de cinqüenta mil habitantes e, nessa ocasião, já havia mais de dez mil cristãos. Então, como o cristianismo foi o grupo judeu mais bem-sucedido entre todos os grupos religiosos judeus do primeiro século, o sucesso dos cristãos levantava oposição dos demais grupos, por isso veio a perseguição. Era essa a problemática que Paulo estava resolvendo: a aceitação não dependia da nacionalidade, dependia de sua entrega a Jesus. Assim, se ela já pertencia à videira desde o começo, continuaria sendo um bom galho; se não, Deus enxertaria a pessoa, e ela passaria a fazer parte do Corpo de Cristo.

Nesse ponto entra a aplicação de Romanos 9:18. Deus confirma ou desaprova uma pessoa em Seu reino, de acordo com a escolha que ela fez, e não de acordo com os pressupostos culturais, a opinião dos outros, ou os preconceitos separatistas.

Escolha estar perto de Jesus!



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário