A Hora do Juízo
No livro de Daniel, capítulo 8, existe uma sequência de eventos históricos que precedem a segunda vinda de Cristo. Nele é descrito a sucessão de quatro reinos(a) e, a partir do último, o surgimento de um poder que obscureceria a verdade sobre o santuário celestial e, consequentemente, deturparia o ministério intercessório de Jesus. O verso de Daniel 7:25descreve também esse poder dizendo: "Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei (...)".
Entretanto, Deus não permitiria que Seus ensinos, Sua lei e a verdade relativa ao ministério sumo-sacerdotal de Jesus prosseguisse indefinidamente obscurecida pelo erro. Através de homens e mulheres fiéis, Ele reavivaria Seus propósitos (Isaías 58:12). A reforma protestante redescobriu parcialmente o papel de Cristo como nosso Mediador, o que ocasionou grande reavivamento no mundo cristão. Contudo, havia ainda outras verdades a serem reveladas acerca do ministério celestial de Jesus. E o tempo em que Deus restauraria essas verdades e iniciaria o grande julgamento da raça humana foi revelado:
- Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército a fim de serem pisados?- Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado. (Daniel 8:13-14).
Ao anjo Gabriel foi entregue a missão de explicar esses eventos ao profeta Daniel, mas, o impacto das informações o conduziu a enfermidade (Daniel 8:26-27). Assim, Gabriel teve que adiar os esclarecimentos quanto ao tempo das "2300 tardes e manhãs", o único aspecto da visão que ainda não havia sido compreendido. Em Daniel 9:22 tem-se o retorno do anjo Gabriel com o objetivo de resolver esta questão. Portanto, os capítulos 8 e 9 estão conectados, sendo o capítulo 9 a chave para desvendar o mistério desse período de tempo descrito no capítulo 8. Antes porém, se faz necessário entender o que significa a expressão "tardes e manhãs":
"(...) E disse Deus: 'Haja luz.' E houve luz.E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia." (Gênesis 1:3-5)
De acordo com a Bíblia "uma tarde e uma manhã" corresponde a "um dia" (espaço de tempo equivalente a 24 horas). Portanto, as "2300 tardes e manhãs" deDaniel 8:14 referem-se a 2300 dias. Porém, os capítulos 8 e 9 descrevem tempo profético(b) e em ambos os casos "um dia" representa "um ano" (Números 14:34;Ezequiel 4:7). Deste modo, "2300 dias" proféticos equivalem a "2300 anos" literais. Com essas informações, retornemos as explicações do anjo Gabriel sobre este período de tempo:
"(...) Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão. Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos." (Daniel 9:22-24)
E qual a relação entre essas "setenta semanas" e os "2300 anos"?
Gabriel anunciou que "setenta semanas foram determinadas sobre o povo e sobre a santa cidade" de Daniel, isto é, sobre o povo judeu e sobre a cidade de Jerusalém (Daniel 9:24). A palavra "determinada", neste verso, foi uma opção de alguns tradutores bíblicos para o verbo hebraico "chathak". Porém, o significado mais próximo do original é cortar, dividir, separar.1, 2 O dicionário hebraico-inglês de Genesius3 também estabelece que o significado mais apropriado para "chathak" é "cortar"4 ou "dividir".
Assim, Gabriel revela que as "setenta semanas" fixadas sobre os judeus e Jerusalém devem ser cortadas ou separadas dos 2300 anos, ou seja, as 70 semanas estão inseridas nos 2300 anos e devem ser subtraídas. Para realizar essa separação de tempo o mesmo princípio bíblico, "cada dia por um ano", também deve ser aplicado as "setenta semanas". Uma semana possui 7 dias e na profecia são mencionadas 70 semanas, logo: 70 x 7 = 490 dias (proféticos) ou 490 anos(literais). Então, 490 anos devem ser subtraídos de 2300 anos.

E em que momento se iniciou a contagem dos 490 anos?
"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos." (Daniel 9:25)
Segundo Gabriel, o início da contagem dos 490 anos ocorre a partir "da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém". E a História registra que essa ordem foi dada pelo rei Artaxerxes, da Pérsia, no ano 457 a.C.

O verso de Daniel 9:25 revela ainda que desde a ordem para recuperar Jerusalém até o Ungido (batismo de Jesus Cristo), se passariam "sete semanas" e "sessenta e duas semanas",5 que somadas totalizam 69 semanas. Então, a partir da contagem inicial das 70 semanas (490 anos), 69 semanas se passariam até chegar a época do batismo de Cristo. E em tempo profético, 69 semanas equivalem a 483 anos (69 semanas x 7 dias semanais) o que conduz ao ano 27 d.C., data em que se realizou o batismo de Jesus.

Contudo, Daniel 9:25 menciona somente 69 das 70 semanas proféticas. Resta ainda "uma semana" a ser analisada: "Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares. (...)" (Daniel 9:27).
A profecia afirma que o Ungido, na metade da última semana (três anos e meio - 3½) das 70 semanas cessaria o sacrifício. Em outras palavras, Jesus morreria na cruz e não seria mais necessário o sacrifício de animais que Israel realizava no santuário terrestre (Mateus 27:51 cf Hebreus capítulo 9). E a História registra que exatamente no ano 31 d.C., Jesus foi morto; confirmando com exatidão as profecias.

A outra metade (três anos e meio 3½) da "última semana" termina no ano 34 d.C. Nessa época o apóstolo Estevão foi apedrejado pelo povo judeu (Atos 7:54-60) e assim, finda-se o tempo concedido a Israel para retornar aos caminhos do Senhor (Jeremias 6:16; Jeremias 18:15-16; Ezequiel 22:7-8 e 26); a nação israelense perde as credenciais de sacerdotes e representantes de Deus na Terra (Êxodo 19:5-6; Romanos 3:2; Mateus 21:42-46). Encerra-se deste modo o período de 490 anos: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade." (Daniel 9:24 cf Mateus 18:22). Estes acontecimentos foram revelados a Daniel por volta de 607 a.C. e, séculos depois, tudo se cumpriu com excepcional precisão.
Sendo que os 490 anos estão inseridos nos 2300 anos, e destes foram "cordados" (subtraídos), em que ano seremos encaminhados ao prosseguir na contagem do tempo que restou?6 Concluiremos que o período de 2300 anos terminou em 1844; ou seja, neste ano iniciou-se a purificação do santuário celestial e o julgamento da humanidade,7 pois, a pergunta de Daniel 8:13 é respondida com essas revelações do anjo Gabriel. A seguir os principais eventos proféticos ocorridos:
457 a.C. - Emissão da ordem para reconstruir Jerusalém (Esdras 7:11-28).27 d.C. - Batismo de Jesus (Mateus 3:13-17).31 d.C. - Na metade da última semana (pertencente as 70 semanas), o Messias seria morto. Exatamente três anos e meio após o Seu batismo, Jesus foi morto na cruz do Calvário (Lucas 23:46 cf Daniel 9:27).34 d.C. - No fim da outra metade da última semana (pertencente as 70 semanas), Estevão foi apedrejado (Atos 7:54-60); a Igreja foi perseguida (Atos 8:1-3); Paulo converte-se e leva o evangelho aos gentios e, o povo judeu perde o título de nação sacerdotal escolhida por Deus.81844 - Início do Juízo Investigativo.9
Segundo as profecias foi a partir de 1844 que as ações dos homens passaram a ser definitivamente avaliadas no juízo de Deus (cf Daniel 7:10, Apocalipse 22:11-12), e milhões de pessoas desconhecem ou ignoram essa verdade. Por isso levanta-se "um anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a toda nação, tribo, língua, e povo, dizendo em grande voz: 'Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora de Seu juízo.' (...)" (Apocalipse 14:7). A palavra anjo em linguagem profética significa mensagem ou mensageiro, e a descrição desse anjo voando representa a urgência com que esta mensagem deve ser proclamada (Apocalipse 14:6).
Infelizmente, o juízo, por algum motivo, é mal compreendido. Muitos confundem o juízo divino com os flagelos e catástrofes que acontecerão antes da segunda volta de Cristo. Os flagelos são parte da sentença do juízo; não é o juízo. A prisão ou pena de morte, por exemplo, não é o juízo mas a condenação (sentença). Juízo é o processo pela qual se considera um caso através de um juiz, um advogado, um promotor de acusação, testemunhas e provas.10 E o profeta Daniel descreve o juízo celestial nas seguintes palavras:
"Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias Se assentou; Sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a lã pura. (...) Um rio de fogo manava e saía de diante dEle. Milhares e milhares O serviam, e miríades e miríades estavam diante dEle; assentou-se otribunal, e se abriram os livros." (Daniel 7:9-10)
Texto baseado em: Nisto Cremos. (2003). 7.ª ed., São Paulo: CPB, cap. 23, p. 408.
Vídeos relacionados: O Juízo Final; Cremos no Juízo
a. Babilônico, Medo-Persa, Grego e Romano.
b. Acesse: Princípio do Dia Profético
1. STRONG, J. (1981). The Exhaustive Concordance of the Bible, ed. Macdonald Publishing Company; (Ref. nº 02852).
2. A análise de escritos hebraicos, tais como os Mishnah, revela que embora "chathak" possa significar "determinar", o significa mais próximo é "cortar". - SHEA, W. H. "The Relationship Between the Prophecies of Daniel 8 and 9". In: WALLENKAMPF, A.; LESHER, W. R. (1981). The Sanctuary and the Atonement. Washington, D.C.: Biblical Research Institute, p. 228-250.
3. GENESIUS. (1950). Hebrew and Chaldee Lexicon to the Old Testament Scripture, London: Samuel Bagster & Sons, p. 314b.
4. A versão espanhola "Sagradas Escrituras" de 1569 apresenta o verbo "cortar" entre parênteses destacando o sentido mais preciso para o verbo hebraico "chathak": "Setenta semanas están determinadas (Heb. cortadas) sobre tu pueblo y sobre tu Santa Ciudad. (...)" (Daniel 9:24).
5. "Sete semanas" correspondem a 49 anos, tempo gasto para restauração e edificação de Jerusalém, e, "sessenta e duas semanas" (434 anos), refere-se ao tempo compreendido entre a conclusão da reedificação de Jerusalém e o batismo de Jesus. "Sete semanas e sessenta e duas semanas" correspondem a soma de 7 semanas + 62 semanas = 69 semanas (483 anos).
6. Nos cálculos considerar que não existe o "ano zero". Tem-se o ano 1 a.C. e em seguida 1 d.C.
7. Hebreus 8:1-2; Hebreus 9:23-24; Daniel 7:9-10 cf Apocalipse 11:19.
8. Mateus 21:42-43; Atos 13:44-52; Isaías 42:6-7; Êxodo 19:5-6; Romanos 3:2.
9. Daniel 8:14; Daniel 7:9-10; Apocalipse 11:19; Apocalipse 14:7.
10. BULLON, A. (1998). O Terceiro Milênio e as Profecias do Apocalipse, 1.ª ed., p. 29.
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