Nos últimos anos, os especialistas da área de segurança estão “profetizando” que o Brasil é um serio candidato para receber um grande ataque terrorista durante a Copa do Mundo de 2014.
Vejamos a opinião de alguns:
Mauricio Viegas Pinto, fez um excelente ESTUDO DE RISCO durante a Copa 2014. (Formato PDF)
“Neste artigo, de autoria de Mauricio Viegas Pinto, faz um estudo sobre o risco de ocorrência de um atentado terrorista durante a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Preliminarmente, faz-se uma breve análise da conjuntura, apontando características do evento, antecedentes históricos e acontecimentos regionais que ensejam a consideração desta hipótese...”
Mauricio Viegas Pinto foi o único que teve coragem de diretamente ligar o TERRORISMO com a RELIGIÃO ISLÂMICA.
“Deve-se atentar para o fato de que o terrorismo islâmico também já se manifestou na América do Sul. Nos anos de 1992 e 1994, respectivamente, foram realizados dois grandes atentados contra alvos judeus na Argentina.”
“De acordo com essas investigações, as atividades desenvolvidas no Brasil estariam relacionadas com o financiamento de grupos extremistas e o recrutamento dejovens para treinamento no exterior.”
“Deve-se mencionar ainda a questão do financiamento de atividades terroristas por meio de doações (Zakat), mecanismo comum entre os grupos fundamentalistas islâmicos.”
“Um dos maiores grupos de “infiéis” do mundo
Não há como negar que o terrorismo na atualidade possua um forte component religioso, o qual se manifesta, do ponto de vista do terrorismo islâmicoou salafista, na forma de uma guerra contra os infiéis.”
“DefesaNet Você acredita que o Brasil possa ser alvo de uma ação terrorista durante a Copa do Mundo de 2014?
Woloszyn - Acredito na possibilidade de que o Brasil possa sofrer atentado terrorista na Copa do Mundo de 2014, pois num mundo globalizado as ameaças também se tornaram globalizadas. Mas apontar grupos terroristas dispostos ou mesmo em condições logísticas de efetuar ações desta natureza é prematuro. Irá depender, especialmente, de como se comportará a conjuntura da política internacional nestes próximos dois anos. (conflito israelo-palestino, relações Irã-EUA e os efeitos colaterais da primavera árabe).”
Nestas reportagens abaixo a “Polícia Federal” analisa o risco de um ataque terrorista no Brasil durante a Copa como sendo ALTO.
O JN diz que Polícia Federal vê 'risco elevado' de atentado terrorista no Mundial de 2014
O superintendente da Policia Federal em São Paulo, o delegado Roberto Troncon Filho, fez estas declarações na FOLHA.
A Revista VEJA também traz uma reportagem onde diz que a “ameaça terrorista deve ser 'seriamente considerada'”
“O plano estratégico de segurança elaborado pelo governo para a Copa do Mundo de 2014 trata a possibilidade de um ataque terrorista como o "pior cenário" durante a realização do evento terrorista e afirma que o risco de um ataque deve ser levado a sério.”
A Revista ÉPOCA traz uma reportagem na qual Ignácio Cano também prevê um alto risco de um ataque terrorista, apesar de NAO QUERER ADMITIR que estes grupos terroristas estão atuando no Brasil. Este erro fatal poderá custar muito para o Brasil.
“Independentemente do que se pode conseguir com a Copa, é fundamental que, nos dias em que ela ocorrer, se possa garantir a segurança dos envolvidos. As ameaças não são poucas: roubos a turistas, brigas entre torcedores, ataques motivados por questões raciais e, o mais temido, ataques terroristas. Mesmo que no Brasil não haja grupos guerrilheiros terroristas nem somos alvo de redes internacionais como a Al-Qaeda, há o risco de esses grupos atacarem um alvo inimigo. “Atentado a outras seleções é uma hipótese pequena, mas que não pode ser descartada”, diz Ignácio Cano, especialista em segurança pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)”
Nenhum comentário:
Postar um comentário