VERSO PARA MEMORIZAR: “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí” (Jr 31:3, RC).
![]() |
Comentário: João Batista |
“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (l João 4:8). É bem provável que este seja um dos versos bíblico mais conhecido entre os cristãos. Ele não apenas define o que é Deus em sua essência, mas também nos revela uma fonte de onde jorra sem medidas, algo que hoje em dia talvez seja uma das maiores necessidades do ser humano.
O amor define a “Deus” na sua essência e a partir daí revela então todos os seus atributos nos levando a uma melhor compreensão Deste supremo ser e também dos seus propósitos.
Ao criar o primeiro homem no éden, Deus então revela outra face do seu amor direcionada não apenas a uma relação de dependência entre o criador e criatura, mas também do homem para com o seu semelhante. Ao criar o homem e mulher perfeitos, Deus coloca em Adão e Eva a sua impressão digital fazendo-os á sua imagem e semelhança e deixando ali na sua obra prima esta característica do supremo criador, o amor.
Leia mais>>
Na sua infinita sabedoria e onisciência Deus cria no homem a capacidade de amar, de se apaixonar. No sentimento do homem e da mulher Ele revela que o seu amor não é apenas criador, mas também mantenedor e capaz de se desenvolver e de propiciar meios para que a relação entre o homem e a mulher fosse capaz não apenas de produzir momentos de prazer e gozo, mas também fosse capaz de se desenvolver ao ponto de suportar todas e quaisquer agruras que ao pecado pudesse produzir.
A Bíblia que é a palavra de Deus revelada ao homem e que quase na sua totalidade é um livro de historia, trás em suas paginas vários relatos de romances, demonstrando que é do interesse do criador revelar-se a nós como um Deus romântico interessado no bem estar dos seus filhos de maneira plena. A importância que Deus dá a esta face do amor indica que Ele também é assim. Um Deus que se emociona, que chora, que se entristece, mas que também se alegra e se entrega sem reservas produzindo uma capacidade de superação e recuperação que só este sentimento é capaz.
O amor romântico não se restringe apenas a satisfazer as nossas necessidades de relacionamento entre homem e mulher, mas, se vivido de forma plena e como é designada pelo Criador, nos coloco em sintonia com o Céu nos elevando ao mais sublime estágio do amor que é o de religar em sentimento as criaturas ao seu criador.
Foi através do amor entre homem e mulher que a genealogia do redentor do universo foi construída trazendo a nós o salvador do mundo, e também será o cultivo desta característica de Deus por parte dos seus filhos que gerações de filhos e filhas serão levadas até aos portais da eternidade.
O amor romântico não revela apenas sentimentos, mas produz salvação e é por isso que na sua essência Deus também é romântico. A vida dos personagens bíblicos que caracterizaram esta face do amor Divino apenas reproduziu um pouco daquilo que Deus é na Sua essência.
Em um mundo em que os relacionamentos se confundem ao ponto de tomarem rumos totalmente contrario àqueles criados por Deus e são multiplicados de uma forma avassaladora, ferindo não apenas corações humanos, mas também denegrindo a imagem do verdadeiro amor e assim também a imagem de Deus, o todo soberano espera, na vida dos seus filhos chamados para a verdadeira luz, resgatar este dom para que ele (o amor) cumpra seu papel de protegê-los até a sua volta.
A lição desta semana traz á tona a necessidade de compreendermos e aceitarmos o amor na sua plenitude, revelando um Deus que preenche as nossas necessidades, disposto não apenas nos mostrar o amor, mas ser o amor em nós, unindo casais, reestruturando famílias, reorganizando sentimentos e princípios perdidos ao longo dos séculos de pecado a que este mundo tem se submetido.
A importância deste sentimento é tão grande, que o próprio Deus usou este exemplo para fazer entender o seu relacionamento com o seu povo. (Apoc. 21:9)
Espero que a lição desta semana nos ajude descobrir e aprender princípios e meios de desenvolver em nossas vidas, pela misericórdia de Deus, estas faces deste dom Maravilhoso e nos aproxime cada vez mais da sua plenitude.
Não se intimide ao ter o privilégio de representar Deus, também na prática do seu amor pelo seu cônjuge!!!
João Batista da Silva
IASD - Pituba, Salvador - Bahia
Gostei muito jb e uma feliz aniversaraio.
ResponderExcluirHebber Mathias