Comentário: Mary Monção
IASD - Vilas do Atlântico
VERSO PARA MEMORIZAR: “Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições” (1Co 3:2, NVI).
O verso acima ilustra a percepção do apóstolo Paulo ao assumir o seu trabalho em Corinto. Ele concluiu que as grandes verdades a serem ensinadas deviam ser introduzidas mais cuidadosamente aos novos conversos.
Observou que as verdades espirituais mais profundas não poderiam ser compartilhadas naquele momento pois havia o risco de que os ouvintes as aplicassem mal e as desviassem.
Aos novos seguidores de Cristo, considerados como crianças, precisavam ser ditas as verdades mais simples da Palavra.
O apóstolo percebeu a necessidade de selecionar as lições que, comparadas ao leite oferecido aos recém-nascidos, serviriam como alimento aos novos bebês na fé.
Por conseguinte, as passagens bíblicas recomendadas para o estudo da lição desta semana, demonstram que para a aplicação do evangelismo e testemunho é importante a apresentação das preciosas verdades celestiais, passo a passo, conforme os estágios do crescimento espiritual.
Estudamos em Mateus 25:35 a 40 que Jesus falava de uma forma prática de evangelismo. Ensinou que as necessidades básicas das pessoas devem ser atendidas com prioridade. Cristo atraía para si o coração dos ouvintes através da manifestação de amor e, pouco a pouco, conforme pudessem suportar, falava da necessidade do conhecimento das verdades divinas, chamando a atenção para as Escrituras Sagradas.
I Pedro 2:2 também faz referência ao genuíno leite espiritual que deve ser ministrado aos bebês na fé, para que obtenham o crescimento gradual para a salvação.
João 6:54 a 56 traduz a mensagem decisiva, impactante quando faz menção à salvação por meio do sangue e do corpo de Cristo. Esta metáfora demonstra a importância vital da comunhão espiritual, testemunho e fortalecimento da fé. Crescimento na graça.
Por fim, Lucas 8:4 a 15 escreve que, Jesus utilizando parábola, fala do semeador e da semente para ilustrar que da mesma forma que a semeadura ocorreu em diferentes tipos de solo, o Evangelho encontrará o coração humano em diversos níveis de entendimento e aceitação das verdades espirituais.
Então, diante da resumida exposição bíblica, continuo, para maiores reflexões, admitindo, de logo, a importância em organizar a apresentação do Evangelho de maneira correta e sequencial, prosseguindo com as verdades mais decisivas, às quais conduzirão à mudanças significativas das crenças pessoais e que por certo afetarão o estilo de vida, uma vez compreendidas e aceitos os ensinamentos das verdades divinas.
Creia ainda, que o trabalho de salvar pessoas para Cristo requer tato e sabedoria. Não deve ser levado de forma impulsiva, agressiva mas com inteligência, calma e sob a orientação do Espírito Santo.
Não podemos prescindir do modelo que Jesus deixou para compartilharmos as boas novas que, como a semente que caiu em terra boa, frutificarão e darão o testemunho do amor infinito de Deus transformador do Evangelho.
Mary Monção
IASD - Vilas do Atlântico
Lauro de Freitas - Bahia
Minha amiga Mary falou e disse...como sempre!!!
ResponderExcluirMuito bom!!!